terça-feira, 30 de novembro de 2010

NÚMEROS COMPLEXOS

          
           Em uma aula de Matemática foi proposto uma atividade que era escrever um texto sobre a parte do conteúdo de números complexos que já havia sido estudado. Dentre os textos foi escolhido um para ser divulgado aqui. Veja abaixo o texto escrito por Júlio e Ritiléia, ambos alunos do 3º ano B-6 do C.E. Nascimento de Moraes - Imperatriz/MA.
          Um número complexo é toda expressão na forma a + bi, em que a e b são números reais e i é a unidade imaginária e (i² = - 1).
         Nós sabemos o que são números complexos mas por que tenho que aprender? Porque ao estudar os números complexos, percebemos que sua ligação à geometria nos dá uma perspectivga mais rica dos métodos geométricos típicos e das transformações geométricas.
         Com esse conhecimento, desenvolvemos nosso raciocínio e o aplicamos em situações cotidianas.
         E onde vou usar os conhecimentos sobre números complexos? A aplicação dos números complexos é ampla na engenharia, na mecânica de fluídos, na hidrodinãmica, na hidrostática, na teoria quântica, etc., além de ser uma poderosa ferramenta para matemáticos, físicos e engenheiros.
         Como nós podemos perceber, os complexos, direta ou indretamente, estão relacionados à nossa vida.

Mais informações sobre números complexos podem ser encontradas no blog "Matemática e Tecnologia".

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gincana de História

O saber ultrapassando os muros da escola

Dando sequência ao projeto das gincanas no 3° B6, agora foi a vez da professora Lígia preparar uma gincana de história para nós. Lembrando que nossa sala já participa de outra gincana, a gincana de matemática. Bom, diferente da de matemática, onde foram formado vários grupos, desta vez a sala se dividiu em apenas dois grupos. Os assuntos foram a Era Vargas e a 2° Guerra Mundial. Tudo funcionou muito bem, os alunos interagiram muito bem entre si, houveram atritos, mas afinal era uma competição. A preparação se deu durante o mês de novembro, em que os participantes dos grupos se reuniam para estudar os dois assuntos, formular perguntas para o grupo adversário e preparar os murais para apresentação. A gincana foi dividida em 2 baterias:

1° Bateria: Perguntas e Respostas

A primeira bateria funcionava assim: a equipe A sorteava um aluno da equipe B, o aluno sorteado escolhia uma pergunta, viradas do avesso, a professora fazia a pergunta, se o aluno não soubesse responder passava pro grupo e se o grupo não respondesse o ponto ia para equipe A. E assim vice-versa. Esta bateria foi dividida em dois rounds, ambos vencidos pela equipe A, que fazia perguntas sobre a Era Vargas e respondia perguntas sobre a 2° Guerra Mundial.

2° Bateria : Apresentação dos Murais


 




Essa era a prova mais esperada, pois os murais foram os mais trabalhados, todos com muito sigilo. As equipes expuseram seus murais na sala. A equipe B produziu um banner falando, resumidamente sobre a 2° Guerra Mundial, seus motivos, fatos históricos e consequências. A equipe A confeccionou dois murais sobre a Era Vargas, citando suas conquistas, seu trajeto até a presidência do Brasil de forma resumida. Esta bateria contou com a presença da professora Gisele como jurada, que elogiou a criatividade da equipe A e a ótima explicação da equipe B, decidindo assim que o ponto deveria ser dividido, e foi, ambas as equipes ganharam pontos nesta bateria que marcou o fim da gincana com a vitória da equipe A.

Acreditamos que o objetivo da professora Ligia foi cumprido, pois todos os alunos participaram desta gincana. O assunto foi bem abordado, tanto dentro da sala de aula através das aulas da professora, quanto fora da escola, no empenho dos alunos, pois estavam com os temas prontos para serem discutidos e apresentados. O que se observa é o saldo positivo que outros métodos de ensino, como a gincana, usados pelos professores, causam na aprendizagem. Os jovens que por natueeza são competitivos usam do aprendizado como forma de vencer, o que na prática, fora e dentro da escola, é pura verdade.

Caroline Nogueira

Aluna do 3º B6