O saber ultrapassando os muros da escola
Dando sequência ao projeto das gincanas no 3° B6, agora foi a vez da professora Lígia preparar uma gincana de história para nós. Lembrando que nossa sala já participa de outra gincana, a gincana de matemática. Bom, diferente da de matemática, onde foram formado vários grupos, desta vez a sala se dividiu em apenas dois grupos. Os assuntos foram a Era Vargas e a 2° Guerra Mundial. Tudo funcionou muito bem, os alunos interagiram muito bem entre si, houveram atritos, mas afinal era uma competição. A preparação se deu durante o mês de novembro, em que os participantes dos grupos se reuniam para estudar os dois assuntos, formular perguntas para o grupo adversário e preparar os murais para apresentação. A gincana foi dividida em 2 baterias:
1° Bateria: Perguntas e Respostas
A primeira bateria funcionava assim: a equipe A sorteava um aluno da equipe B, o aluno sorteado escolhia uma pergunta, viradas do avesso, a professora fazia a pergunta, se o aluno não soubesse responder passava pro grupo e se o grupo não respondesse o ponto ia para equipe A. E assim vice-versa. Esta bateria foi dividida em dois rounds, ambos vencidos pela equipe A, que fazia perguntas sobre a Era Vargas e respondia perguntas sobre a 2° Guerra Mundial.
2° Bateria : Apresentação dos Murais
Essa era a prova mais esperada, pois os murais foram os mais trabalhados, todos com muito sigilo. As equipes expuseram seus murais na sala. A equipe B produziu um banner falando, resumidamente sobre a 2° Guerra Mundial, seus motivos, fatos históricos e consequências. A equipe A confeccionou dois murais sobre a Era Vargas, citando suas conquistas, seu trajeto até a presidência do Brasil de forma resumida. Esta bateria contou com a presença da professora Gisele como jurada, que elogiou a criatividade da equipe A e a ótima explicação da equipe B, decidindo assim que o ponto deveria ser dividido, e foi, ambas as equipes ganharam pontos nesta bateria que marcou o fim da gincana com a vitória da equipe A.
Acreditamos que o objetivo da professora Ligia foi cumprido, pois todos os alunos participaram desta gincana. O assunto foi bem abordado, tanto dentro da sala de aula através das aulas da professora, quanto fora da escola, no empenho dos alunos, pois estavam com os temas prontos para serem discutidos e apresentados. O que se observa é o saldo positivo que outros métodos de ensino, como a gincana, usados pelos professores, causam na aprendizagem. Os jovens que por natueeza são competitivos usam do aprendizado como forma de vencer, o que na prática, fora e dentro da escola, é pura verdade.
Caroline Nogueira
Aluna do 3º B6
aêeee táa massa
ResponderExcluirParabéns para as equipes que participaram desta gincana... bem proveitosaa :D
Siiim fooi um Otimo projeto
ResponderExcluirfOI BOM enquanto durou *-*
A professora e ambas as equipes estão de parabéns!!
Muito bom!
Equipe A HAHA (h)
Foi muito legal essa gincana...
ResponderExcluirum aprendizado e tanto...
um estudo sobre Era Vargas e Segunda Guerra Mundial diferente! Gostei mt e aprendi bastante (:
ResponderExcluirA gincana foi uma ótima ideia, para fazer com que os alunos estude sobre os dois assuntos abordados,de uma foma mais dinamica.....
ResponderExcluirDepois da gincana de História a qual teve uma grande repercussão e a apresentação dos projetos de física pode-se afirma que os professores estão adotando um maneira + criativa para fazercom que os alunos possam estudar,e assimilar conteúdos de diferentes maneiras
ResponderExcluirsendo sincero,o conteúdo não é simples!! forma trigonométrica merece ser + trabalhada em sala de aula as atividades simples,embora conhecimento meio que conturbado por favor professora eu aprendo + com a senhora do que sozinho por favor tire as nossas dúvidas pois não quero fazer uma péssima prova!!! :))))) (thiago medeiros)
ResponderExcluir